Modos Digitais na Banda do Cidadão
Prefácio
Este artigo, reflete a opinião e experiência do seu autor, enquanto cidadão e entusiasta das radiocomunicações no contexto lúdico.
Este conteúdo é dedicado a toda a comunidade portuguesa, que tem as radiocomunicações como hobby, mas com particular atenção, aos Macanudos.
Uma especial dedicatória a algumas pessoas em particular:
- CT1CUM, senhor Carlos Sousa, grande impulsionador do Packet em Portugal.
- CT1DGZ, senhor Eduardo Cunha, grande impulsionador do APRS em Portugal.
- Comunidade de radioamadores do concelho de Cascais. Pelas noites infindáveis que passámos a calibrar equipamentos para fazer Packet e posteriormente APRS. Foram tempos de total loucura!!!
Introdução
27 de Dezembro de 2023, fica para a história da banda do cidadão em Portugal, como um ponto de viragem no sentido evolutivo, quanto às potencialidades tecnológicas que os Macanudos (termo usado para utilizadores da banda do cidadão) poderão utilizar para comunicar, para além do uso da voz.
Tal triunfo foi alcançado graças a diversos contributos da sociedade civil, entenda-se, entidades colectivas e singulares.
O facto de se puder transmitir texto e ou imagens, é sem duvida um quebra de barreiras, um factor congregador para todos nós cidadãos. Pois potencia a adesão de pessoas para o uso dos 27MHz, que até agora, teriam como impedimento a limitação da fala e, ou, da audição. Sejam muito bem vindos!!!
Modos digitais
Tomando em consideração o que ficou legislado, será possível efectuar comunicações nos seguintes modos:
-- Packet, transmissão de texto. É como que uma internet em modo “caracol”, com a possibilidade de ter caixa de correio electrónico.
-- APRS, é um modo que permite a partilha de geolocalização. Vocacionado para objectos móveis, mas que pode ser utilizado por objectos fixos.
-- SSTV, envio de imagens por varrimento lento.
-- JS8call, permite contactar outras pessoas a grandes distâncias. Noutros países, noutros continentes.
Nota: Os modos acima mencionados são alguns dos vários que se puderão operar, tendo em consideração o que esteja definido, nas classificações de classes de emissão.
Requisitos necessários
Para se poder comunicar em modos digitais é necessária a utilização de um dispositivo electrónico, entenda-se, computador, tablet, smartphone, modem (dispositivo especifico), que efectuará a conversão da informação em formato electrónico, para sinais áudio. Esses sinais áudio serão enviados pela linha de microfone, para o(s) interluctor(es), que nos seus rádios CB, os captarão via altifalante e, os reconvertem nos seus dispositivos electrónicos anteriormente referidos.
Cuidados especiais
É importante referir que irão ser máquinas a comunicar com máquinas, sendo que, o Ser humano irá usufruir desse meio, pois é quem está a produzir a informação escrita ou gráfica. Como tal, e para que as comunicações se possam estabelecer da melhor forma possível, será de toda a importância que o conjunto de todos os elementos que compõem a estação para comunicações em modo digital, seja ele qual for, esteja devidamente calibrada. Caso contrário, as máquinas, não se irão compreender entre si.
Texto original de João A. F. Abreu, publicado por Lidercom-Web, imagens extraídas da internet.